segunda-feira, 30 de maio de 2011

Reflexão importante

O que leva um indivíduo a viver em sociedade ? Existem alguns teóricos que sustentam a idéia de uma sociedade natural fruto de uma natureza humana .Para os contratualistas, os indivíduos isolados em um estado de natureza se unem mediante um propósito como por meio de um contrato geral para constituir um acordo de vontades. Origina-se então a sociedade civil, que futuramente irá dar início a criação de uma instituição denominada Estado.
Com o passar do tempo surge à necessidade de se organizar e atribuir poderes a essa instituição. Sendo assim o próprio Estado ganha características marcantes, sendo o nascituro o ato involuntário que irá atribuir o vínculo cidadão – Estado. O Estado passa a ser uma sociedade políticamente e jurídicamente organizada.
Dallari exemplifica melhor isso em sua afirmação: `` Todas as sociedades políticas que , com autoridade superior , fixam as regras de convivência de seus membros``.( DALLARI, Dalmo de Abreu, p.52 ).
Tendo por base apenas estudar ,os deficientes físicos da cidade de Salvador.Em uma constituição apelidada de cidadã onde pretende-se proteger os direitos de primeira( direitos políticos ), segunda( direitos sociais ) e terceira geração( bens e serviços ). Fica uma crítica em relação aos meios de se concretizar a justiça social, pois os direitos sociais regulamentados pela Constituição de 1988 não são respeitados, sendo o que o próprio Estado assegura essas atitudes positivas em relação aos seus indivíduos.
Zygmunt Bauman exemplifica melhor a dificuldade das pessoas com deficiência da cidade de Salvador, onde há um total desrespeito com a dignidade da pessoa humana assegurados na Constituição. Onde para o próprio sistema Capitalista segundo Karl Marx pratica essa exclusão pelo lucro. Sendo o que BAUMAN vai identicar como um padrão ideal a ser realizado , sobre o `` correto `` das coisas, sendo os mesmos considerados uma desordem para o bem estar social.O que poderá ser retratado mataforicamente no filme Ilha das Flores , onde mostra o surgimento de uma ``fruta`` do seu nascimento até o termino da mesa e que mostra a visão capitalista de mundo, onde preserva-se o lucro e gerando as desigualdades sociais.
Bauman faz uma ampla análise critica do mecanismo do Panoptismo(no qual os atos do agente é vigiado pelo administrador a todo o seu tempo havendo uma “tentativa” de controle total de outrem; limitando-o e controlando suas ações objetivas e subjetivamente) e afirma que hoje vivesse o pós-panoptismo no qual os detentores do poder podem fugir do alcance dos seus parceiros menos voláteis na relação a qualquer momento.As principais técnicas de poder podem ser interpretadas nessa idéia de fuga,astúcia.(caracterizando a desintegração social).
Através desse trabalho busco propor uma reflexão entre o Estado Democrático de Direito e uma idéia propriamente de justiça. Será que 23 anos da proclamação da Constituição seria possível existir uma igualdade dos indivíduos? O acesso a justiça, é realmente eficaz ? Como possibilitar um mecanismo mais eficaz entre cidadão – Estado. Pretendo através desse texto enfatizar uma reflexão sobre Estado Social Democrático de Direito aproximando um acesso poder judiciário tendo eficácia á justiça .Sendo assim o próprio Estado estaria tendo uma atitude positiva em relação aos seus indivíduos.

REFERÊNCIAS:
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional.10.ed.São Paulo: Atlas, 2001.822p.
DALLARI,Dalmo de Abreu: Elementos de Teoria Geral do Estado. 20.ed.São Paulo : SARAIVA.1998, 307p.

Um comentário:

  1. Para que o texto fique mais claro, tente reconstruir algumas frases, observando a pontuação utilizada. Notei necessidade de mudanças no texto principalmente a partir da citação de Dallari.
    Quanto o conteúdo, lembre-se que Bauman não exemplifica nada a respeito de Salvador. É você que está tentando utilizar algumas ideias do autor para pensar o tema do blog. Reveja alguns pontos que não estão claros em relação a tais ideias.
    Por fim, deixe a linhas do texto justificadas para melhor aparência estética do blog.

    ResponderExcluir

Queremos saber a sua opinião!