quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sobre o Blog

Este blog corresponde a um ambiente de trabalho em equipe composto por alunos da disciplina Sociologia do Direito da UNIJORGE e traz como escopo a discussão acerca das condições de acessibilidade dos deficientes físicos na cidade de Salvador, fato social de grande relevância tutelado pela Lei 10.098/2000. Nesse sentido, objetiva-se à análise das políticas públicas e do papel do Ministério Público como fiscal da aplicação da referida lei. Salienta-se que, mais do que o cumprimento da tarefa exigida pela disciplina, objetiva-se internalizar o respeito ao direito do próximo, especialmente se desigual. Segundo Rudolph Von Ihering, direito é luta, e nós, como futuros profissionais do direito, precisamos lutar pelo respeito às diferenças sociais.                                                                                                                         

                                                                                                                              Renata Oliveira. 

terça-feira, 12 de abril de 2011

PRÉ - PROJETO DE SOCIOLOGIA JURÍDICA


Pré-Projeto de Sociologia Jurídica:

Tema:
A acessibilidade dos portadores de deficiência física da cidade de Salvador conforme a Lei n 10.098/00

Problemática:
O Ministério Público está fiscalizando adequadamente a lei que tutela a acessibilidade dos deficientes físicos da cidade de Salvador?

Objetivo geral:
Analisar a eficácia da Lei n 10.098/00 na acessibilidade dos deficientes físicos da cidade de Salvador.

Objetivos específicos:
·        Relacionar o direito à acessibilidade dos deficientes físicos aos direitos sociais constitucionalmente garantidos;
·        Identificar o papel do Ministério Público como órgão fiscalizador da lei;
·        Apresentar as políticas públicas que promovem a acessibilidade dos deficientes físicos na cidade de Salvador;
·        Analisar a realidade cotidiana do deficiente físico na cidade de Salvador, considerando as políticas públicas implementadas na cidade.

Justificativa:
Este trabalho tem como finalidade contribuir para um maior entendimento sobre os direitos sociais e sua efetiva ação na sociedade brasileira atual, a exemplo da fiscalização da Lei nº 10.098/00, bem como, auxiliar estudos no campo sociológico sobre a melhoria da acessibilidade dos deficientes físicos da cidade de Salvador, baseando-se na eficácia da lei em comento.